O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Abraão Pio dos Santos Gourgel, considerou, neste sábado, no município de Ndalatando, província do Kuanza-Norte, exemplar o desempenho do sistema financeiro angolano, face ao actual quadro de crise financeira mundial.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita de trabalho a esta cidade, Abraão Gourgel realçou que, no caso de Angola, o grande impacto da crise reflecte-se em primeiro lugar na volatilidade do preço do petróleo e por via deste nas receitas fiscais e no desempenho do sistema financeiro do país.

Quanto ao sistema bancário angolano, o governador do banco central referiu não haver razões para preocupações, pois "Angola possui um sistema sólido e capaz de enfrentar a crise com estabilidade".

"Estamos a assistir a uma travessia contra a crise. A situação financeira dos bancos é a todos os títulos encorajadora", acrescentou, tendo por isso parabenizado os bancos do país e todas as instituições que integram o sistema financeiro angolano".