Caxito – O Banco de Poupança e Crédito (BPC) vai disponibilizar, este mês, na província do Bengo, USD 250 USD mil para o programa “Crédito Jovem”, informou neste fim-de-semana, o chefe de departamento para a juventude do banco, João Francisco Macumona.

Em declarações à Angop, João Macumona disse que o montante será entregue aos jovens dos municípios do Icolo e Bengo, Ambriz, Nambuangongo, Dembos, Bula Atumba, Pango-Aluquém e Kissama, que estiverem associados em cooperativas do sector comercial, prestação de serviços, agro-pecuária e construção civil.

A disponibilização deste valor, disse, vai minimizar as dificuldades económicas da juventude destas zonas, uma vez que o programa "Crédito Jovem" visa dar oportunidades de pequenos negócios aos jovens, de modo a tirá-los do desemprego.

O BPC em Caxito já disponibilizou USD 114 mil e 220, em 2008, que beneficiou 61 jovens dos municípios do Dande e Ambriz, organizados em 10 cooperativas de prestação de serviços, agro-pecuário e comercio, referiu o João Macumona.

João Macumona lembrou que, em 2008, os jovens destes dois últimos municípios, incluindo Icolo e Bengo, beneficiaram de Kits de recauchutagem, 50 caixas para engraxadores, oito motorizadas (para serviço de moto-taxi), cinco picoleiras, dentre outros instrumentos de trabalho fornecidos as cooperativas, pelos quais estão associados.