A partir desta sexta-feira, as agências do Banco de Poupança e Créditos (BPC) estarão disponíveis para atender o produto “BPC-salário”. O acto do relançamento aconteceu ontem na província do Namibe.
Numa primeira fase, serão apenas beneficiários os professores do ensino primário e tão logo se assinem os protocolos saber-se-á qual será o volume de crédito a ser concedido.
O crédito está também aberto a empresas dos sectores da indústria, agricultura, pescas, águas e energia, através de uma linha do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Sem avançar o valor disponível para o efeito, o presidente do conselho de administração do Banco, Alcides Safeca, informou ontem, 9, à imprensa, à margem da Expo-Huíla que serão financiados projectos que sejam viáveis e que tenham estudo de impacto ambiental.

Catoca quer destacar-se
Por outro lado, cerca de 14 agências do BPC foram encerradas em algumas províncias do país, no quadro do processo de reestruturação que decorre na instituição, afirmou, ontem, no Lubango (Huíla), o PCA do banco, Alcides Safeca.
Referiu que o processo vai continuar nas demais províncias, e no sul será encerrada uma agência em cada capital de província.
Ainda no quadro da reestruturação, referiu que o processo inscreve acções no domínio da governação, situação que está a acontecer a nível das unidades orgânicas e dos processos dentro do banco, exigindo um maior rigor nas acções dos colaboradores, para que sejam mais eficientes e sirvam da melhor forma possível os seus clientes.
Além da governação, do saneamento da carteira ao nível do balanço do banco e das acções de optimização de custos, o BPC, segundo Alcides Safeca, prevê o despedimento de pessoal.
“Estamos a cumprir plenamente com o que foi aprovado pelos accionistas e reforçado na assembleia geral. Estas agências tinham encargos e quase todas eram arrendadas”, continuou o gestor .
O processo de reestruturação do BPC está a correr a “bom ritmo”, pois se no passado havia um volume de crédito malparado considerável, o processo de venda à Recredit já finalizou em Junho último, por isso mesmo é que está-se a relançar a actividade de concepção de crédito.