Cinquenta cidadãos do município do Cacuaco, Luanda, participaram recentemente numa formação sobre o empreendedorismo e diversificação da economia, uma iniciativa da Associação para a Promoção do Desenvolvimento Endógeno das Comunidades (Aprodec).
Na acção formativa que teve também como objectivo capacitar empresários, empreendedores e aspirantes ao empreendedorismo, foram debatidos, entre outros temas, “ Característica do empreendedor, Identificação de oportunidades para negócio e a importância do próprio negócio.
Uma nota de imprensa que o JE teve acesso, o presidente da Aprodec, Geraldo Bassílua, disse que a associação, que existe desde 2008, tem trabalhado em parceria com a administração do município do Cacuaco para capacitar os munícipes interessados no início de pequenos negócios e com iniciativas empreendedoras.
Desde o apelo do Governo angolano para a diversificação da economia, segundo o responsável, a associação tem realizado acções junto das comunidades no sentido de capacitá-las para o empreendedorismo, com o objectivo de contribuir para o Produto Interno Bruto (PIB).
A direcção do comércio perspectiva licenciar, a partir deste ano, aproximadamente mil estabelecimentos, maioriteriemente, panificadoras no âmbito do processo de transferência de competências do Ministério da Indústria para o Poder Local.
O director do comércio de Cacuaco, Cremildo Eduardo, disse que a administração tem recebido muitas solicitações de pessoas interessadas em licenciar panificadoras, perspectivando que este sector venha a dominar a actividade industrial na municipalidade.