O parque industrial da Canjala, inserido no Programa de Fomento da Indústria Rural (PROFIR), foi inaugurado, recentemente no município do Lobito, província de Benguela, pela ministra da Indústria, Bernarda Martins.
A ministra da Indústria que se fez acompanhar pelo vice-governador provincial para área económica e produtiva, Gika Morais, disse que a inauguração do parque vai criar empregos, geração de rendimentos ao nível local, redução da pobreza e das assimetrias regionais, no âmbito da diversificação da economia.
De acordo com a titular da Indústria, a implantação de parques industriais nos municípios, visa estabelecer uma relação dinâmica entre os agricultores, associações de camponeses e a administração do parque, além de incentivar o aumento dessas produções e valorizá-las, através do tratamento industrial, aumentando e o rendimento dos produtores.
Nestes parques, referiu, foi definido a implementação de algumas actividades da indústria alimentar destaque para o processamento de fuba de milho e de bombó, sumos e polpa, da construção civil, de produção de ração animal, comércio de insumos agrícolas e oficina geral, está última, com vista a dar o apoio às unidades fabris.
A governante acrescentou que as fábricas poderão ser concessionadas aos empresários.