Uma cooperativa composta por 20 jovens foi criada segunda-feira última no distrito urbano de Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda com o objectivo de criar emprego para a juventude, no âmbito do dia internacional da juventude que se comemorou no passado dia 12 do corrente mês.
Em declarações à Angop, o secretário municipal da Juventude local, Dumilde António Lourenço Pereira, disse que esta cooperativa foi constituída no âmbito do empreendedorismo, permitindo com que os jovens tenham uma ocupação laboral.
Para o sucesso dessa cooperativa, o Instituto Angolano da Juventude, em parceria com o Conselho municipal da Juventude Local formaram já vinte jovens da circunscrição para materializar o projecto, por sinal bastante, promissor.
Durante dois dias, os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, foram formados por especialistas convidados pelas organizações acima referenciadas, e com vários ingredientes, entre os quais, produtos da natureza e diferentes detergentes,aprenderam a fazer o sabão artesanal.
Na mensagem dos formandos ficou manifesta a satisfação pela formação e a vontade de se trabalhar afincadamente, para o excedente da produtividade, nesta região mais a Leste da cidade capital, Luanda.
O município de Icolo e Bengo que dista 60 quilómetros a Leste da cidade capital, possui uma densidade populacional de 81 mil, 44 habitantes, que se dedicam maioritariamente, à actividade agrícola e piscatória.