A Confederação Empresarial de Angola (CEA) vai realizar no próximo dia 13, em Luanda o 1º congresso da produção nacional.
Segundo uma nota a que JE teve acesso, a inciativa tem como objectivo, identificar, debater e traçar estratégias para o crescimento do sector produtivo.
A nota refere que como resultado do congresso, a ideia é apresentar à Nação e ao Executivo propostas concretas e exequíveis em prol do relançamento e da diversificação da economia nacional.
Durante o evento será apresentado ainda a capanha dos mil projectos empresariais, do projecto de capacitação das associações empresariais e União de Cooperativas de Angola.
“O evento poderá contribuir para o desenvolvimento económico e social do país e encontrarsoluções e caminhos que posam ser trilhados, tendo como base a dinâmica do sector privado e a cooperação com as instituições do Estado”, sublinha a nota.
O CEA considera que num momento em que as condições económicas têm apresentado sérias adversidades, só uma acção concertada entre os empresários e as entidades do Executivo se poderá ultrapassar a crise.

Aposta no comércio
A confederação acredita que a actividade comercial é estratégica para os empresários, não só pelo contributo que pode ter na retenção das divisas, como por ser um segmento de rápida acumulação de capital, criador de empregos e de poupança.
A Confederação Empresarial de Angola pretende colaborar com o executivo, a fim de apoiar a modernização do sistema financeiro local, valorizando instrumentos como a Bolsa de Valores, os Fundos de Investimento Imobiliários, o Capital de Risco e outros.