ANDRÉ SIBI

O colégio Elizângela Filomena (CEF) investiu o montante estimado em USD 4 milhões, para a construção das suas novas instalações, sitas no município da Samba, comuna do Benfica, em Luanda. A infra-estrutura, erguida de raiz, comporta dois pisos, alberga 30 salas de aulas e demais áreas de serviços. A mesma vai criar 100 postos de trabalho directo.

De acordo com declarações prestadas ao JE pela sua directora geral, Filomena Bravo, o negócio de colégio continua pouco rentável, face aos gastos que os proprietários efectuam ao longo de um ano escolar, com a finalidade de manter funcional a instituição.

Conforme adianta a gestora, 30% do seu orçamento é destinado ao pagamento de salários dos trabalhadores. Outros USD 25 mil são destinados mensalmente ao pagamento de impostos e no final do ano o colégio paga 30% do rendimento anual para o imposto industrial. Há ainda o investimento no sistema de segurança, avaliado em USD 10 mil, enquanto que a limpeza do recinto escolar situa-se no valor mensal de USD 6 mil.

Todas estas rubricas acabam por encarecer o negócio, cujo peso final se reflecte na tabela de cobranças aplicada pela instituição.

Assim, este ano lectivo, a propina subiu cerca de 40%, o equivalente a kz 8 mil, um valor com o qual se pretendeu encontrar um equilíbrio entre a receita e a despesa. Deste modo, as cifras cobradas variam entre USD 220 e 250, equivalentes em kwanzas.

Expansão

Para além de Luanda, o colégio Elizângela Filomena (CEF) conta com filiais nas províncias de Benguela e Kwanza-Norte (Ngolungo Alto), onde está presente sob o regime de comparticipação.

A política de comparticipação visa assegurar os primeiros cinco anos de trabalho, considerado como período de carência. Neste regime, o salário dos professores é suportado pelo Ministério da Educação, através das delegações províncias.

Contudo, será já a partir de 2011 que o colégio vai recuperar as suas infra-estruturas para a devida exploração, uma vez que a rede pública de ensino nestas localidades melhorou significativamente.

Filomena Bravo garante que a nova infra-estrutura vai albergar da iniciação à 12ª classe, do sistema pré-universitário. Segundo informou, as aulas serão ministradas em dois períodos, manhã e tarde. Outro serviço disponível na nova instalação será o de aulas de ballet, natação, ginástica, música e karaté.

Para tornar possível, esta nobre missão de formar o homem novo, o CEF conta com uma vasta equipa composta por mais de 150 trabalhadores, entre docentes e não docentes, onde as mulheres constituem a maioria.

Preços actuais

Da primeira a quinta classe, o pagamento é de 23 mil kwanzas. Da sétima a nona, o CEF está a cobrar o equivalente a kz 26 mil, enquanto que o pré-universitário, que inclui a décima, décima primeira e décima segunda classes, tem a sua propina estipulada em 28.800 kwanzas.

Transporte

Com um custo mensal avaliado em kz 9 mil, ou o equivalente em dólares, o CEF conta com mais de cinco viaturas, com lotação de 30 lugares cada uma. Segundo explicou Fernanda Bravo, o serviço de transporte de alunos, das suas respectivas residências até à escola, foi criado com objectivo de ajudar os pais no exercício de levar o filho à escola todos os dias de manhã e a tarde. Ainda assim, a directora chama atenção aos pais para criarem mecanismos que lhes possibilitem ir à busca do seu filho no colégio pelo menos uma vez por semana, pois a presença dos pais é terapêutica para os alunos.

Material didáctico

Quanto ao material escolar para a primeira classe, Filomena Bravo disse que o CEF cobra kz 13 mil para a sua compra anual, com a mesma qualidade para todos os alunos. “Este método permite aos alunos terem acesso, durante o ano, ao mesmo tipo de caderno, lápis e lapiseira, afia lápis e lápis de cor”, explica.

Tabela de preços

Colégio Elizângela Filomena (CEF)

Pré-escolar à 2ª classe --------------------- USD 220

3ª à 5ª ------------------------------------ USD 250

5ª classe mensal ---------------------------- USD 260

6ª classe mensal ---------------------------- USD 280

7ª à 9ª classe mensal ----------------------- USD 290

10ª à 12ª classe ---------------------------- USD 320

Inscrições primeira vez

Jardim-de-infância (0 - 3 anos de idade) ---- USD 350

Pré-universitário --------------------------- USD 250

Confirmação de matrícula -------------------- USD 150

Matricula primeira vez----------------------- USD 200

Pré-escolar à 2ª classe --------------------- USD 220

Transporte escolar -------------------------- USD 100

Material escolar para pré -iniciação -------- USD 150