O governador do Cunene, Kundi Paihama, realizou nesta quinta-feira, em Ondjiva, visitas de inspecção às instalações das Empresas Nacional de Distribuição de Energia (Ende) e a de Água e Saneamento (EASC) na região, com o objectivo de inteirar-se do seu funcionamento.
Nessas empresas públicas, o governador do Cunene, Kundi Paihama, inteirou-se da realidade actual funcional de cada uma, sendo crucial na melhoria das condições de habitabilidade da população, sendo água e energia bens indispensáveis à vida humana.
No final da visita, o governador do Cunene, Kundi Paihama, manifestou-se satisfeito com o nível de organização das empresas, com realce na pontualidade do abastecimento da água e da energia aos citadinos residentes na província.
Apelou a necessidade da aplicação do rigor e medidas racionais na cobrança das tarifas aos cidadãos, de maneira a permitir aumentar a capacidade de resposta de cada empresa.
Por seu turno, o director da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), no Cunene, Macumbundo Ngombo, disse que a instituição tem trabalhado para reforçar as suas acções, com objectivo de fornecer aos munícipes uma energia com a qualidade desejada.
Informou que a empresa na província do Cunene controla actualmente 16 mil 351 consumidores.
As empresas do sector empresarial público na província tem prestado serviço aceitável.