A primeira feira municipal da Educação do Kilamba Kiaxi, província de Luanda, realizada segunda-feira última, no campo multiuso da Vila Estoril, serve de incentivo ao empreendedorismo e poderá contribuir para diversificação da economia do país afirmou a administradora local, Albina Luísa.
Em declarações à imprensa, após visitar a feira académica do município do Kilamba Kiaxi, a- responsável disse que os alunos participantes da actividade podem, depois de concluírem a sua formação, ganhar o espírito empreendedor e criarem empresas, contribuindo para o crescimento da economia angolana.
Manifestou a sua satisfação pela qualidade dos produtos expostos na feira e considerou os estudantes de verdadeiros artistas devido a criatividade e habilidade, demonstrada na produção das peças.
Segundo a responsável, estavam na feira trabalhos feitos com muita criatividade e inovação que bem aproveitados poderão dar uma grande contribuição para a economia angolana. Destacou os trabalhos da área da indústria e da construção civil, feitos a base de material reciclado, facto que poderá contribuir para a redução dos resíduos sólidos no município.
Admitiu que a Administração poderá aproveitar alguns dos projectos, como da reciclagem de lixo, para se fazer objectos úteis.
Por seu turno, a directora municipal da Educação do Kilamba Kiaxi, Noelma Canoquela, apelou aos professores a transmitirem aos alunos conhecimentos teóricos e práticos, na vertente de bem-fazer, estimulando as suas habilidades e competências em diversas áreas.
Ressaltou a importância da transmissão de conhecimentos para o aperfeiçoamento das habilidades das crianças, adolescentes e jovens, orientados pelos professores e a direcção de escolas.
A primeira edição da Feira Municipal da Educação do Kilamba Kiaxi contou com a participação de 47 escolas, entre públicas e privadas, e visou expor a criatividade e as habilidades dos alunos.