Mais de 15 técnicos das administrações municipais da província de Luanda, entre administradores, fiscais e supervisores de mercados receberam formação sobre gestão de mercados urbanos e suburbanos, numa iniciativa da Escola Nacional do Comércio (ENCO).
A acção de formação com uma carga de 20 horas, decorreu nas instalações do mercado Asa Branca, no Cazenga e visou dotar os participantes de ferramentas adequadas para melhorar a gestão dos locais de venda. Cláudio Couceiro, coordenador do mercado Asa Branca, agradeceu a direcção da Enco pela iniciativa. “Os participantes saíram com mais conhecimentos e prontos para melhor gerir e conservar os nossos mercados, por isso, temos consciência que podemos fazer mais para melhorar as condições dos nossos locais de venda para que as pessoas que nos procuram sintam-se satisfeitas”, afirmou o gestor.
Segundo o responsável, os administradores e fiscais são profissionais que se ocupam do exercício de gestão de mercados e controlo, obrigados a dominar as técnicas de arrumação, controlo das condições gerais sanitárias, determinação e ocupação efectiva dos locais, entre outras. Os formados aprenderam técnicas como: Enquadrar a função de gestão, Definir os lugares de venda de produtos, Garantir a qualidade de serviço, sanidade e a segurança no mercado.