O Ministério do Comércio inaugura hoje 170 quiosques do Largo da Tourada, distrito urbano da Maianga, em Luanda.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério do Comércio a que JE teve acesso, o projecto integra o programa de combate à pobreza.

O documento refere que nos quiosques (unidades funcionais com o intuito de formalizar o comércio informal e criar condições de higiene e segurança para os vendedores de rua e consumidores) vão ser comercializados bens alimentares e não alimentares tais como produtos agrícolas, hortofrutícolas, bebidas, flores, roupas, entre outros.

De acordo com a nota, o processo de selecção das pessoas interessadas nos quiosques é da responsabilidade da administração local. Todos candidatos são obrigados a apresentar prova documental de residência na área.

O Largo da Tourada, segundo o documento, foi escolhido como espaço piloto para início do projecto. O objectivo desta actividade é o de formalizar a actividade comercial na capital do país.

Esta promessa recentemente pela ministra do Comércio, Rosa Pacavira, durante o encontro com os jovens vendedores ambulantes que exercem actividade na capital do país.

“Dentro do programa “Meu Negócio, Minha Vida”, nós estamos a colocar quiosques, para que vocês saiam do mercado informal, do chão onde estão a vender, para dentro dos quiosques. Se forem visitar o Largo da Tourada, vão encontrar montadas, cento e trinta e sete quiosques”, revelou.

A governante disse, por outro lado, que para aquisição dos quiosques não será cobrado nenhum valor, sendo necessário, apenas, o pagamento de uma taxa mensal, na administração municipal.

No local está ainda prevista a  instalação de postos policiais, de socorro e o balcão do empreendedor.