Os administradores municipais e funcionários públicos da província da Lunda Norte iniciaram, na última terça-feira, no Dundo, uma formação sobre Sistema de Informação Básica Municipal (SIBM), com o objectivo de dotá-los de conhecimentos sobre o papel do SIBM, no processo de planeamento e gestão territorial para o desenvolvimento local.
De acordo com o responsável do Fundo de Apoio Social (FAS), Fillas Brancel, a acção formativa, que com a duração de 4 dias, comportou três módulos onde foram aprimorados técnicas concernentes ao “ODK” como alimentador do SIBM, referências de desenvolvimento local do formador SIBM.
O curso, com carga horária de 18 horas, está a ser ministrado por Risone Costa e Riden Bule, quadros séniores
do referido Ministério.
Por seu turno, o vice-governador para a área Técnica, Lino dos Santos, pediu aos administradores para assimilarem melhor as matérias abordadas, tendo em conta as competências técnicas que a formação tem no processo sistemático e periódico de dados.
A Acção Formativa, financiada pela União Europeia ( UE), é dirigida aos Administradores dos municípios do Chitato, Cambulo, Cuango, Lôvua, Lubalo e Lucapa, dos 10 que constituem a Lunda Norte.
O acto de abertura contou com a participação do vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Lino dos Santos, entre outros convidados.