Pelo menos três mil 212 cidadãos visitaram a quarta edição da Feira de Tecnologia e Segurança Electrónica realizada sob o lema “Proteja o seu veículo já” que decorreu no fim-de-semana, no estacionamento do Xyami Shopping, no distrito do Nova Vida, município do Kilamba-Kiaxi, em Luanda. O director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação de Luanda do Ministério do Interior ( MININT), intendente Mateus de Lemos Rodrigues, disse que deste número 183 pessoas montaram no local o sistema GPS nas viaturas enquanto outras 129 agendaram para outra altura.
O evento foi promovido pela delegação provincial do Minint, em parceria com a Associação de Empresas de Tecnologia e Segurança, e teve como objectivo principal prevenir e combater os crimes de roubo e furto de viaturas, usando sistemas de segurança, com realce para o GPS.
Os visitantes mantiveram contactos com os produtos expostos e a receberam informações sobre o funcionamento das valências dos equipamentos electrónicos vendidos, montados e assistidos pelas empresas expositoras, com vantagens de preços promocionais.
O GPS tem sido a principal opção tecnológica adoptada pelos angolanos, por ser de fácil instalação e os dados serem obtidos em tempo real via internet, ajudando na recuperação, por parte da Polícia Nacional, de viaturas roubadas. Na província de Luanda são roubados diariamente quatro a cinco viaturas para venda em outras localidades, para serem utilizadas em acções delituosas ou desmanche, no sentido das peças serem vendidas a retalho.