O presidente da Associação Empresarial de Viana (A.E.Viana), Francisco Viana anunciou, para breve a organização anual do
“Viana Business Fórum”, com vista a captar investimento e projectar crescimento económico do município.

Francisco Viana que falava à imprensa, à margem da proclamação da associação empresarial de Viana, disse que o objectivo é dinamizar a economia do município e projectar o surgimento de novos investimentos.


De acordo com o responsável, o certame será aproveitado para realizar palestras, aulas de empreendedorismo e forjar a criação de novos negócios.

Além de projectos de incentivo ao investimento, a agremiação vai realizar acções de responsabilidade social com destaque para Viana Solidário, destinadas às famílias mais carenciadas.

Já Eliseu Gaspar, vice-presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), disse que o objecto social da nova agremiação se enquadra nas metas da principal organização que congrega os industriais angolanos.

O responsável afirmou que a AIA vai continuar a trabalhar com todas estas agremiações com objectivo de defender os interesses do empresariado nacional.

Por seu turno, o administrador municipal de Viana, José Moreno Fernandes, afirmou que o seu pelouro vai cooperar com a associação na elaboração de mapas das empresas, bem como o cadastramento e caracterização das empresas sedeadas no município para uma melhor projecção.

Ao intervir no fim da cerimónia de tomada de posse dos membros da direcção da A.E.Viana, realizada recentemente na Zona Económica Industrial, o administrador felicitou o surgimento da associação com formação jurídica e que se torna no mais novo parceiro da administração municipal de Viana.

José Moreno Fernandes reiterou o compromisso de cooperar na realização de programas de acompanhamento do sector empresarial no município, bem como a implementação de acções de responsabilidade social.

O administrador frisou ainda a necessidade de traçar estratégias de parceria entre a administração local e a Associação de Empresários de Viana.

O responsável considerou este, como um grande passo rumo ao desenvolvimento e o fortalecimento da classe empresarial na província de Luanda e particularmente do município de Viana.

A Associação de empresários daquele município perspectiva já para este ano o primeiro certame para captar investimentos e projectar o crescimento local vem assumindo um maior protagonismo no que toca ao desenvolvimento económico e social da província de Luanda e de Angola no seu conjunto.


Hoje, referiu o administrador, é neste território da República de Angola onde se localiza o maior centro industrial em crescimento, onde se encontra a Zona Económica Especial que por excelência é o maior centro de desenvolvimento industrial em funcionamento.

O pólo industrial de Viana, continuou o responsável, que já traz uma tradição longa devido ao seu tempo de existência, hoje gradualmente se vai transformando não só numa capital económica da República de Angola, mas numa cidade que prosperará quer do ponto de vista económico como também pela riqueza cultural que a sua população representa.

“É oportuna e importante a constituição desta associação empresarial que queremos que venha a ter no futuro um papel muito interventivo no que toca a formulação de decisões que tenham haver com o desenvolvimento económico e social quer no município de Viana, da província de Luanda e quiçá do país”, realçou o administrador municipal de Viana.

No acto de constituição da Associação de Empresários de Viana estiveram ainda presentes vários membros da Administração de Viana, empresários e convidados.