Os membros dos conselhos de administração da Sociedade Gestora de Aeroportos - SA e da Empresa Nacional de Navegação Aérea -EP nomeados nessa quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, tomam posse hoje em Luanda. Os nomeados terão a missão de gerir rigorosamente o espaço aeroportuário e de navegação durante quatro anos.
O Conselho de Administração da Sociedade Gestora de Aeroportos, entidade criada em Junho último, é presidido por Mário Miguel Dominguês. Fazem ainda parte do referido Conselho, Nataniel Alberto dos Santos Domingos, presidente da Comissão Executiva, bem como os administradores executivos Milton José Manuel, Manuel Gomes, Helsio Mauro Ribeiro Epalanga e Njinga Nerica Pimentel Pitta Grós.
É ainda composto pelos administrroadores não executivos Hélder Marcos Nunes da Silva, Marcelino Cristóvão Bronzela Franco e José Tavares Baptista Venâncio.
O Conselho de Administração da Empresa Nacional de Navegação Aérea, EP, entidade igualmente criada em Junho resultante da subdivisão da ENANA em duas empresas, tem como presidente Manuel Agostinho Filipe Júnior.
Integram o conselho os administradores executivos Júlio César de Oliveira Furtado, José Agostinho Gonçalves, António Borges Pereira e Bernarda de Paiva Henrique.
Os administradores não executivos António de Jesus Marcolino Paulo Pombal e Joaquim Dias dos Santos Neto fazem igualmente parte deste órgão.iel Domingos e Lourenço Diogo Contreiras Neto.
A comissão de gestão teve como atribuições, entre outras, assegurar a gestão corrente da ENANA e proceder à sua cisão, visando a criação dessas duas novas entidades. A Comissão de Gestão foi orientada a proceder às necessárias articulações institucionais com os representantes das classes profissionais dos operadores aeroportuários e dos controladores aeroportuários”, acrescenta-se no documento.