O governador provincial do Huambo, João Baptista Kussumua, reuniu-se quarta-feira última, na cidade do Huambo com a classe empresarial da província, para abordar as estratégias de dinamização do sector.
Durante o encontro, o governante apresentou as suas linhas de governação, tendo como fundamento a promoção do desenvolvimento sócio-económico da província.
Neste domínio, manifestou a sua inteira disposição de trabalhar com a classe, pelo facto da mesma representar o motor da economia, geradora de muitos postos de emprego.
Garantiu trabalhar no cadastramento de todos os empresários e colaborar na resolução dos seus principais problemas para que, em função das suas iniciativas, contribuam na construção de uma província digna para se viver.
“O nosso maior desafio é gizar em colaboração com os empresários mecanismos eficientes para permitir que a província volte a ser o segundo parque industrial do país”, frisou.
Na sua locução reconheceu que as restrições de acesso às divisas são as principais dificuldades no sector, tendo recomendado aos empresários o uso da imaginação e da inteligência para encontrar alternativas ao petróleo e olhar para outras fontes de receita.
Neste sentido, disse ser fundamental o asseguramento das acções que possam aumentar a produção nacional e o controlo dos produtos exportáveis para gerar divisas para o país.