O governador do Cunene, Virgílio Tyova, disse em Odjiva que o sector privado deve ser mais proactivo, para maior geração de emprego, apesar da situação actual da economia angolana.
O governante teceu essas considerações no acto de encerramento do Iº Conselho Consultivo Alargado do Gabinete provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado na região.
O governante referiu que o desenvolvimento social e económico é um processo, pelo qual o sector privado e demais parceiros devem trabalhar colectivamente.
Vigílio Tyova notou que o crescimento económico, a geração de emprego e a diversificação económica devem ser o objectivo estratégico comum de todos os actores da economia.
Por isso, reconheceu que as parcerias públicas e privadas geram riquezas nas comunidades, mas as empresas necessitam de um ambiente favorável nos seus negócios, para gerarem a prosperidade que deve ser garantida pelas instituições do Estado.
Participaram do Iº Conselho Consultivo Alargado do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cunene, funcionários de várias instituições públicas e privadas, onde foram abordados temas no domínio do desenvolvimento económico integrado, emprego e formação profissional, legislação laboral e modelo da recolha de informações nos municípios.