Um milhão, 113 mil e 431 toneladas de produto diverso serão colhidos na província do Huambo na presente época agrícola, numa área de 341 mil hectares cultivados, contra 956 mil toneladas colhidas no período anterior.
A informação foi prestada pelo governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, na abertura da campanha de colheita, decorrida
no município do Mungo.
Explicou que concorrem para este aumento da produção o facto de o Governo ter distribuído, a mais de 212 mil famílias camponesas, duas mil 560 toneladas de calcário para a correcção de solos, 146 toneladas de sementes melhoradas de milho e feijão e seis mil e 432 toneladas de adubo composto, bem como 875 toneladas de adubo simples.
Na ocasião, João Baptista Kussumua apelou aos camponeses a continuarem a aumentar as áreas de cultivo, para a garantia da segurança alimentar das famílias.
Prometeu apoio técnico dos estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias, para que haja mais produtividade e aumento da qualidade dos bens.
Afirmou também que o Governo local vai discutir com o Ministério da Agricultura a valorização da produção local, para além de negociar a disponibilidade pontual dos inputs agrícolas para a próxima campanha.