Um grupo de empresários indianos, ligados ao sector agro-pecuário, pretende investir na província da Lunda Sul, no sector da agricultura.
A pretensão foi manifestada em Saurimo, esta semana, por uma comitiva empresarial, integrada por assessores técnicos de agricultura e agricultores indianos, durante um encontro realizado na circunscrição.
Segundo o responsável da empresa indiana “Rotary Club Gandevi”, Parimal Naik, explicou que inicialmente a equipa está a efectuar estudos de viabilidade, para posteriormente identificarem áreas de interesse comum.
Na ocasião, o director do Gabinete provincial da Agricultura, Nelson Senguitale, considerou que a visita exploratória que os investidores indianos realizaram àquela província irá resultar no alavancar da produtividade agrícola, bem como na sustentabilidade das famílias.
Fez saber que a visita serviu, numa primeira fase, de um trabalho de prospecção das áreas a serem exploradas, uma vez que a província da Lunda Sul é rica em solos férteis.
A Índia é o segundo maior produtor de arroz, trigo, algodão, cana-de-açúcar e de amendoim do mundo, bem como o segundo maior produtor de frutas e vegetais, sendo responsável por 10,9 e 8,6 por cento das frutas e produtos hortícolas mundo, respectivamente.