O Instituto de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP) realiza entre 19 e 26 de Novembro deste ano duas sessões de formação dirigidas à Alta Liderança. As mesmas têm duração prevista de duas semanas cada com uma carga de 40 horas lectivas.
Em concreto, as referidas formações são dirigidas, uma, aos membros dos órgãos executivos das empresas públicas e sociedades de domínio público, institutos e Sector Económico Produtivo e, a outra, aos membros dos conselhos fiscais do sectores Empresarial Público e Económico Produtivo. Estão incluídos nos destinatários destas formações os administradores executivos e não executivos.
Ao que apurou o JE, de um edital do Inforfip, as inscrições vão de 7 a 16 para o primeiro grupo e de 7 a 23 para o segundo. Elas podem ser presenciais, feitas nas instalações do instituto em Cacuaco, ou à distância, por via de correio electrónico: dsf.inforfip@minfin.gov.ao.
O Inforfip visa com as mesmas capacitar os gestores em matérias de controlo financeiro e gestão empresarial, além de aprofundar os domínios da intervenção destes na realidade social, política e económica de Angola. A que está dirigida aos membros dos conselhos fiscais tem, sobretudo, em perspectiva a criação de competências sobre o controlo da prestação de contas e da eficácia do processo de controlo interno das empresas públicas.
Pretende-se com isso também passar a visão do proprietário e do accionista Estado na criação de valor do universo do Sector Empresarial Público aos gestores.
O Inforfip é uma unidade orgânica do Ministério das FInanças (Minfin).