O governo da província do Bengo investiu USD 10 milhões na reabilitação da rede eléctrica de média e baixa tensão do município dos Dembos, que dista a 196 quilómetros a norte da cidade de Caxito.

Segundo o director provincial de Energia e Águas, Aguiar dos Santos, o montante, proveniente do programa de investimentos público, servirá igualmente para reabilitar e ampliar a rede de alta tensão que está a ser implementada pela empresa angolana de

projectos eléctricos (Saema).

Aguiar dos Santos disse que o governo local tem feito um esforço para recuperar o sistema eléctrico destruído pela guerra, para fornecer electricidade às populações daquela região, uma vez que consomem energia de grupos geradores.

O responsável de energia e águas lembrou que o sistema eléctrico dos Dembos ficou destruído, em 1987, pela guerra que assolou o país, cabendo ao governo local construir centrais diesel para garantir o fornecimento de electricidade à rede pública.

A situação do sector no Bengo está a ser resolvida, paulatinamente, com a execução de projectos do governo local, contando com 16 centrais eléctricas diesel que asseguram o fenecimento de energia eléctrica às sedes comunais dos oito municípios da circunscrição.