O administrador do município de Kimbele, Manuel João, convidou recentemente, os empresários nacionais e estrangeiros, a investir na região, que dista a 261 quuilómetros a nordeste da sede capital da província do Uíge, com vista ao seu desenvolvimento.
Manuel João, que falava durante o encerramento das festividades alusivas à Terceira edição do município, que completou no passado dia 18 deste mês, 80 anos, desde a sua escensão à categoria de vila, defendeu que o desenvolvimento da circunscrição passa pelos investimentos nos variados domínios
da vida socio-económica.
O governante solicitou, para o efeito, aos distintos bancos já representados na província do Uíge, para a instalação das suas dependências em Kimbele, com vista a colmatar os embaraços, caracterizados pela carência desses serviços no município.
Para o administrador, as festas de Kimbele abrem um espaço previlegiado de intercâmbio de experiências, partindo de ponto de vista de informações partilhadas, entre as distintas personalidades saídas de diferentes pontos do país, através de debates realizados em torno do programa aprovado para o efeito, servindo de base de projecção de novas metas para a requalificação da imagem da vila, com vista ao seu desenvolvimento multissectorial.
A esse propósito, realçou a necessidade da união de todos os munícipes e amigos de Kimbele, em torno dos desafios susceptíveis de elevar o município à outros patamares.
Durante os dias de actividades programadas, para a celebração da elevação de Kimbele a categoria de vila, foram debatidos em palestras temas como “melhoria do nível do desenvolvimento sócio-economico e humano do município”, “as principais tarefas ligadas ao plano de formação da juventude e seu impacto no âmbito do sistema da educação e ensino”.
“O contributo das associações filantrópicas locais no desenvolvimento do município”, e a realização de uma feira agro-pecuária, com a particpação de mais de 400 camponeses associados dos municípios de Kimbele e Milunga, constam igualmente do leque de actividades que estão a ser realizadas em prol das festividades.
As festas de Kimbele decorreram sob o lema “Kimbele, Todos Unidos, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável do Município”.
O município do Kimbele, possui incomensuráveis potencialidades agrícolas e florestais, sendo considerada uma potência na produção de madeira, com particular destaque para o “pau preto”. Possui uma população estimada em 129 mil 396 habitantes (Censo de 2014), distribuídos em três
comunas e 299 povoações.