A marca que registou vendas superiores a 43 milhões de dólares no ano passado apresentou também um call center que mede a relação estabelecida com clientes

As vendas da LG, líder mundial no fabrico de electrodomésticos e equipamentos electrónicos, atingiram no ano passado 55.5 triliões de won coreanos (cerca de 43,4 mil milhões de dólares norte-americanos). A informação foi avançada, em Luanda, pelo presidente do grupo internacional, Jy Lee, na inauguração (14/10) da primeira Academia LG em Angola e um Service Center para apoio aos clientes. As vendas foram feitas através da LG Electronics, outra vertente de negócios desta multinacional.

Jy Lee esclareceu que a LG dispõe no mundo de cinco centros de negócios, entre os quais, de entretenimento em casa, comunicações móveis, electrodomésticos, ar condicionado, máquinas de lavar e soluções para negócios. No entanto, a Academia LG, ora inaugurada no país, será gerida pela empresa Rayan Investments. Ela contará com o concurso de 30 técnicos que terão a função de prestar formação em sistemas LG e frio a empresas de venda de equipamentos de frio, construtoras e industriais. A formação será gratuita e terá uma periodicidade semanal, quinzenal, ou mensal, de acordo com as necessidades dos formandos.

Investimentos

Para apetrechamento dos serviços, que vão contar com duas salas de reparação de electrodomésticos, de exposição, escritório, de electrónica e de frio, armazém e centro de ar condicionado, a empresa investiu mais de um milhão de dólares norte-americanos.

De acordo com Tarek Santer, o director da empresa para o mercado angolano, o centro espera formar cerca de 1.500 jovens por ano.

Segundo o director da LG para Angola, a formação em sistemas de frio LG visa, sobretudo, dotar os técnicos, as empresas e instituições onde os formandos trabalham de capacidade para fazerem as melhores escolhas de aparelhos e executarem instalações de sistemas de frio de forma adequada com os materiais certos.

Segundo o responsável, a Service Center e a Academia vão contar com quadros de topo da LG Eletronics Korea, e da Rayan Investements, firma concessionária da marca LG em Angola.

Os serviços prestados e disponibilizados pela Academia LG são exclusivos para potenciais clientes, com realce para a Sonangol, Edifer, Teixeira Duarte e Emaxicom.

Service Center

O Service Center LG é um centro de atendimento aberto ao público e vai contar com equipamentos modernos e pessoal técnico especializado. A central vai receber qualquer equipamento da marca LG, desde telemóveis, televisores, frigoríficos, arcas, ar condicionados e máquinas de lavar para assistir até um ano, aliás, tempo de garantia dos equipamentos da empresa. Tanto a Academia LG como o Service Center, estão instalados no mesmo espaço físico, para permitir uma maior proximidade com o diferente público e haver uma maior rentabilização dos seus serviços.

Parcerias

A LG assinou um acordo de longo prazo para uma parceria global e tecnológica na Fórmula-1. Como parte desta associação, a LG adquire exclusividade nas designações e direitos de marketing no uso de equipamentos electrónicos, telefones móveis e processador de dados nesta competição desportiva de nível mundial. Além de Angola, a empresa está presente em países africanos como a Nigéria, Camarões, Senegal, África do Sul, Egipto, Argélia e República Centro Africana. O grupo emprega mais de 80 mil trabalhadores em 115 países do mundo.

Leia mais sobre outras notícias da actualidade na edição impressa do Jornal de Economia & Finanças desta semana, já em circulação