O embaixador de Angola na China, João Salvador dos Santos, destacou o papel que a Região Administrativa Especial de Macau está a desempenhar no fortalecimento e desenvolvimento da cooperação económica entre Angola e o gigante asiático.
O diplomata angolano manteve recentemente encontros em separado com o Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau e com os membros do Secretariado Permanente do Fórum Macau.
O embaixador angolano foi acreditado como representante de Angola na China a 20 de Junho último.
Além da dimensão económica, de acordo com uma nota de imprensa da embaixada angolana chegada à Angop, o diplomata manifestou o interesse de Angola em reforçar a cooperação nos domínios da educação e cultura.
O diplomata recebeu explicações do secretariado permanente do Fórum Macau sobre o ponto de situação das actividades do 15.º aniversário do estabelecimento do Fórum de Macau, promoção de comércio e investimento, cooperação da capacidade produtiva, cooperação entre as províncias e municípios e formação de recursos humanos, entre outras.
A secretária-geral do Fórum, Xu Yingzhen, apontou ainda o progresso de construção da plataforma de serviço comercial entre a China a os países da comunidade em Macau, especialmente, nas vertentes de importação dos produtos dos CPLP, intercâmbio e de empreen dedorismo entre jovens.