A província de Malanje, mais precisamente a comuna de Mucari, município de Caculama, conta desde o passado dia 15 do corrente com uma Cidadela Jovens de Sucesso, inaugurada pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.
Segundo um comunicado de imprensa, o novo centro rural de capacitação de artes e ofícios, destinado a jovens adolescentes desfavorecidos, com idades compreendidas entre 15 e 18 anos, é o resultado de uma parceria entre o MAPTSS e a Focus Education, empresa subsidiária do grupo Mitrelli, especializada em projectos “chave na mão” nas áreas da educação e formação profissional.
Na nova cidadela que corresponde um espaço de 7 hectares, a formação tem a duração de três anos e engloba um curso obrigatório, na área da agricultura, e três cursos opcionais, nos domínios da carpintaria e marcenaria, serralharia e electricidade de baixa tensão. A instituição, que tem uma capacidade de 200 alunos de ambos os sexos em regime de externato, conta com 60 alunos.
Em termos de infra-estruturas produtivas, a cidadela do Mucari conta com estufas agrícolas e campos abertos, aviários para galinhas poedeiras e uma incubadora para pintos. Na componente de agricultura em campo aberto, a Cidadela inclui um método agrícola inovador, designado “Mandala”, baseado em culturas sustentáveis cultivadas em círculos concêntricos, método fácil e eficaz que os jovens podem depois adoptar e pôr em prática nos seus locais de origem.
A instituição, onde trabalham 19 pessoas, na sua maioria da região, conta ainda com algumas infra-estruturas de carácter social, como um refeitório e sete outras de apoio, e tem ao seu dispor dois autocarros para os formandos e trabalhadores, uma viatura para apoio do director e máquinas agrícolas devidamente equipadas.
Todos os produtos agrícolas e os ovos que forem produzidos na Cidadela pelos alunos serão vendidos no quiosque à entrada da mesma, para assim a Cidadela ter fonte de rendimento.
Encontrando-se no seu primeiro ano de actividade, ou seja, o chamado ano operacional, a Focus Education está a acompanhar o projecto e a dar formação a todos os funcionários, em várias áreas, designadamente gestão administrativa e financeira, gestão pedagógica e projecto educativo, entre outras.
Os objectivos dos centros são a promoção da qualidade de vida nas comunidades e a criação de condições que permitam a capacitação dos jovens e a sua integração no mercado de trabalho.