A Cooperação empresarial entre Angola e Emiratos Árabes Unidos (EAU) está agora mais forte, com a entrada em vigor de um memorando de entendimento assinado esta semana, em Luanda, entre a Agência de Investimento Privado e Promoção de Exportações (Aipex) e a Câmara de Comércio e Indústria-EAU.
Dados a que o JE teve acesso, esclarecem que o objectivo deste documento é identificar oportunidades de investimento e de exportações entre os dois países, assim como ascultar e prestar infomações sobre os mercados.
O memorando vai igualmente permitir negociar linhas de crédito, pacotes de financiamentos bem como a organização de eventos como é o caso da “10ª edição do Encontro Anual de Investidores da AIM” a ter lugar no Dubai de 23 a 25 de Março deste ano.
Para o presidente da Aipex, António Henriques da Silva, há todo o interesse em fazer parcerias com câmaras de comércio que têm conhecimento específico dos diferentes mercados.

Ganhos
“Esperamos ter uma parceria frutuosa para ambas as partes em benefício das empresas das duas economias”,enfatizou o responsável.
Ressaltou também que para a captação de investimento privado, a Aipex tem uma ferramenta de trabalho denominada Programa de Captação de Investimento Privado (Procip), onde estão já identificados 27 países com sectores definidos para cada país.
 “Os Emiratos Árabes Unidos fazem parte da lista destes países e que mais uma vez temos todo interesse em colaborar com a Câmara para atracção de investimentos provenientes deste importante mercado”, acrescentou António Henriques da Silva.
Segundo o presidente da câmara, Braúlio Martins, a meta é assegurar esta relação e defender um ambiente de negócios saudável e responsável que acelere as empresas a terem sucesso.
A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emiratos Árabes Unidos é uma associação sem fins lucrativos e autónoma com a finalidade de criar e promover negócios entre empresários dos dois países.
Durante o encontro foram apresentadas as ideias de negócios de algumas empresas nacionais que estarão presentes na 10ª edição do Encontro Anual de Investimento no Dubai.