A Bumbar Mining, líder em comunicação no sector mineiro em Angola em parceria com o Hotel Diamantes vão organizar no próximo dia 26 de Junho, em Luanda, o Fórum Angola Mining sobre liderança empresarial.
Segundo um documento da Bumbar Mining que o JE teve acesso, o evento pretende levantar discussões e preparar a liderança mineira para responder aos desafios do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) que está a ser implementado pelo Executivo.
De acordo com o documento, os recursos geológicos e minerais de Angola constituem um activo estratégico, ainda por prospectar e explorar no extenso território. Com o propósito de melhorar o conhecimento desse potencial, o Executivo tem vindo a implementar o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO). Nas áreas onde se revelam grandes interesses, no que toca a ocorrências de recursos minerais, estão a ser desenvolvidos projectos de prospecção e mineração, com o envolvimento de investidores e operadores privados.
Os objectivos do programa do Executivo passam pelo fomento de recursos minerais, numa lógica de aproveitamento ambientalmente sustentável dos recursos, de criação de emprego local e de alimentar um conjunto de fileiras a jusante: diamantes, ouro, ferro, materiais e produtos de origem mineira para a construção civil, a agricultura e para a indústria.
O fórum vai reunir 200 participantes, 50 top líderes, responsáveis intermédios e profissionais do sector Mineiro, 40 convidados especiais interessados ou envolvidos com o mesmo sector, 10 estudantes de geociências para empoderamento de líderes do futuro, como acção de responsabilidade social do evento.
O evento vai contar com a participação da Associação Angolana da Indústria de Rochas (Anirochas), entidade que desempenha um papel importante em todo o processo de regulamento disciplinar do mercado de inertes e de fomento da produção de rochas ornamentais.
A associação facilita o diálogo com todos os operadores do subsector dos minerais para a construção civil, identificação dos constrangimentos e definição das melhores vias para resolver os problemas.