A informação foi dada na cidade de Malanje, pela chefe provincial do departamento de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Idalina Carvalho, no âmbito das jornadas por ocasião do 17 de Maio, dia mundial das telecomunicações.
Segundo a responsável, pelo menos todas as administrações municipais da província contam com os serviços de internet, apesar de se registar ainda alguma dificuldade no acesso, o que significa que em toda a província os cidadãos têm possibilidades de beneficiar dessa ferramenta.
A par disso, prosseguiu, outro meio de comunicação que é notório nos 14 municípios de Malanje é a telefonia móvel das operadoras móveis Unitel e Movicel.
Com essas duas ferramentas, os munícipes de toda a província de Malanje poderão aumentar os seus conhecimentos, fazendo investigações para aumentar o seu nível educativo e cultural.
Por outro lado, a responsável anunciou o lançamento ainda este ano de um serviço de internet grátis em alguns pontos da cidade de Malanje, com acesso no jardim municipal, praça 04 de Fevereiro, rotunda do bairro Vila Matilde, Faculdade de Medicina e outros pontos estratégicos para a população, cujos parceiros são a Angola Telecom, Correios de Angola, Inamet, bem como as operadoras Unitel e Movicel.
A província vai ainda contar nos próximos tempos com uma mediateca fixa que já se encontra na sua fase conclusiva, para o atendimento público.
O 17 de Maio foi instituído dia mundial das telecomunicações, em 1865, pela então União Internacional de Telegrafia, com objectivo de regulamentar o uso internacional do telégrafo.