O Reino da Noruega tem disponível 50 milhões de dólares, para investir no sector privado nas áreas da agricultura e pescas, com o objectivo de ajudar o Governo angolano no processo da diversificação da economia e reduzir paulatinamente a dependência petrolífera.
A informação foi avançada na passada quarta-feira, em Luanda, pelo embaixador da Noruega em Angola, Havard Holsnes, à margem da apresentação do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) pelas autoridades angolanas ao corpo diplomático acreditado no país.
Denominado “Fundo de investimento para pequenas e médias empresas”, o projecto de financiamento do Reino da Noruega vai ser investido também para o combater a miséria e pobreza no meio urbano, bem como também incentivar o empresariado nacional a criar robustez no ramo agrário.
“É necessário ajudar o Executivo angolano para que deixe de depender do petróleo. Queremos transmitir a nossa experiência, dada a importância que a agricultura representa no desenvolvimento das comunidades e na criação de reservas alimentares”, disse.
O diplomata avançou que, as novas medidas que estão a ser introduzidas na política de investimento em Angola, são um atractivo para o empresário externo, contudo, apela para a desburocratização de algumas medidas administrativas para facilitar os investidores estrangeiros.

Novos investimentos
O Reino da Noruega está também a estudar a possibilidade para novos investimentos no sector privado, aumentar a produção de companhias petrolíferas, e reforçar o investimento nas pequenas e médias empresas no sector produtivo.
O embaixador afirmou que o seu Governo vai reforçar a cooperação científica na área das pescas com Angola, para melhorar os indicadores das pescas e ajudar na diversificação da economia.
Segundo Havard Holsnes, Angola e a Noruega têm uma parceria de longo tempo, principalmente no sector dos Petróleos, Pescas e Energia.
Para as autoridades norueguesas, Angola é parceiro económico mais importante de África, onde as companhias petrolíferas operam há mais de 25 anos, com investimentos avultados.