A Nova Cimangola II vai começar a produzir a partir do primeiro trimestre de 2017 cerca de um milhão e 800 mil toneladas de cimento por ano, enquanto diariamente serão produzidas cinco mil toneladas.
Para o efeito, a fábrica inicia nas primeiras semanas de Dezembro próximo os testes dos equipamentos instalados no local, tais como, forno, moagem e equipamentos auxiliares, para poder produzir o clinquer, informou à imprensa o presidente do Conselho de Administração da empresa, Manuel da Silva Pacavira Júnior.
Segundo Manuel da Silva Pacavira Júnior, que falava quarta-feira no final da visita de constatação do secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel à fábrica, nesta fase, por falta de financiamentos para instalar a parte da moagem do cimento, o clinquer será transportado para a antiga fábrica, que tem uma capacidade de moagem de um milhão e 800 mil toneladas.
Depois de iniciar a produção, a nova Cimangola II pretende reduzir a importação do clinquer, que tem custado aos cofres do Estado cerca de 50 milhões de dólares.
Entretanto, o projecto da Cimangola II é produzir, numa primeira fase, o clinquer, e na segunda fase, que inicia também no I trimestre de 2017.
A primeira fase teve um custo total de 285 milhões de dólares e a segunda está estimada em cerca de 100 milhões de dólares, o que perfaz um valor de cerca de 385 milhões de dólares .
Depois do trabalho concluído, serão produzidas um milhão e 800 mil toneladas de cimento na Nova Cimangola II, e um milhão e 800 toneladas de cimento na fábrica antiga.
A Nova Cimangola, em meados de 2018, vai ter uma capacidade de produção de cimento na ordem de três milhões e 600 mil toneladas de cimento, disse o presidente do Conselho de Administração da empresa, Manuel da Silva Pacavira Júnior.
A fábrica, com um total de 250 trabalhadores, tem a matéria prima concentrada no local (calcário, areia, e argila) e prevê criar mais postos de trabalho.
A Nova Cimangola II está localizada no município de Cacuaco, comuna da Funda, localidade do Sequele. A fábrica cuja montagem teve inicio em Abril de 2015, tem sete mil metros de perímetro e ocupa uma área de 700 hectares.