A expansão da rede do supermercado “Fresmart7”, cuja sétima superfície foi inaugurada esta semana, no município de Talatona, em Luanda, vai impulsionar a produção de banana no país, por via de fazendas, para o seu abastecimento.
Com efeito, explicou o presidente do Conselho de Administração do “Newaco Grupo SA”, Lalani Prayesh, nesta altura esta-se a plantar 50 mil mudas de banana em várias localidades, dada a aposta na produção nacional, aliada ao Programa do Executivo de Apoio à Produção, Substituição das Importações e Diversificação das Exportações (Prodesi).
O responsável, que falava por ocasião da abertura deste novo estabelecimento comercial de Luanda informou ,que para a edificação do mesmo foram investidos sete milhões de dólares, e que depois da capital do país poderão seguir-se as cidades do Dundo (Luanda Norte), Malanje e Cabinda.
“Esta superfície vai empregar cerca de 80 ou 100 jovens que anteriormente não tinham emprego e hoje passam a ter uma casa para prestação de serviço, e no final do mês ter o seu rendimento”, disse o gestor, adiantando que o perspectiva instalar também, em 2021, uma fábrica de salsicha em Angola.
Instalado num espaço de três mil e 500 metros quadrados, o “Fresmart7” é o 7º do grupo na capital do país, que permitirá empregar 94 cidadãos.