A conclusão da reabilitação do troço Saurimo/Luena, estrada nacional 180, é uma necessidade urgente, tendo em conta a sua importância na garantia de bens e serviços para as populações das províncias da Lunda Sul e Moxico. Esta afirmação foi manifestada na semana passada, em Saurimo, pelo governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, no final da visita de constatação efectuada às obras de reabilitação do referido troço e o actual estado da passagem hidráulica, criada em função da construção de uma nova ponte definitiva de betão armado, que está a ser erguida sobre o rio Luachimo. Acrescentou que com a estrada e a ponte concluídas, será possível intensificar e impulsionar a diversificação da economia na região, uma vez que vai estimular as trocas de mercadoria e permitir o aumento da actividade comercial para a classe empresarial. “O actual estado de degradação da estrada nacional 180, causa consequências às duas províncias, principalmente o Moxico, porque todos os bens e serviços provenientes da capital e de outros pontos do país, por via terra, passam obrigatoriamente por esta via”, frisou. Exortou os empreiteiros no sentido de se empenharem para que os trabalhos terminem nos prazos estabelecidos, visando garantir uma circulação mais confortável e segura aos cidadãos. Assegurou que as verbas para a conclusão das obras iniciadas em 2008 e interrompidas em 2015, estão garantidas. Quanto à ponte sobre o rio Luachimo, a Angop soube que serão concentrados os materiais para a construção dos pilares que suportarão a infra-estrutura que terá 11 metros de largura e 30 de comprimento, com a capacidade de suportar cerca de 100 toneladas. Até ao momento, desde o início das obras de reabilitação do troço em referência, já foram asfaltados mais de 60 quilómetros, dos 160 previstos. A estrada nacional 180 tem um total de 643 quilómetros e liga as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico (região Leste do país).
Por outro lado, decorrem as obras de reabilitação das estradas nacionais 180 e 230, troços Saurimo/Luena e Saurimo/Malanje, respectivamente, que estarão concluídos em 2019.

Saurimo asfalta ruas
O governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, anunciou, terça-feira, na cidade de Saurimo, o projecto que visa asfaltar 60 quilómetros de ruas dos bairros periféricos dos quatro municípios da província. Em declarações à imprensa, o governante esclareceu que os municípios de Cacolo, Dala e Muconda beneficiarão de 10 quilómetros cada, enquanto os restantes 30 serão na cidade Saurimo. disse que as obras terão o seu início quando terminar a época chuvosa, acrescentando que o projecto engloba também a construção e requalificação de valas de drenagem.