Uma conferência sobre o Projecto de Apoio à Melhoria da Qualidade e da Proximidade dos Serviços Públicos nos Palop e Timor-Leste, denominada “Software de Fonte Livre e Aberta: Recursos Partilhados nos Palop e Timor-Leste” foi realizada esta semana, em Luanda, no Auditório do Centro Cultural Português.
Segundo uma nota de imprensa chegada à redacção do JE, o evento tratou de abordar questões ligadas à maior comunicação de proximidade entre os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, bem como contribuir para a qualidade dos serviços públicos e maior acessibilidade para os cidadãos e empresas.
A melhoria do funcionamento das administrações públicas, aos níveis nacional e local, especificamente através do apoio à modernização da administração pública através da informatização dos serviços públicos, igualmente conhecida por “E-Governance”, também esteve a ser analisado.
A nota, adianta que na área da Governação Electrónica, de utilidade para as respectivas Administrações Públicas dos Palop-TL, deve ser cada vez mais facilmente acessíveis e integrados por cidadãos, instituições e empresas, para desta forma haver maior facilitação na partilha de informações no quadro da melhor gestão pública.
O projecto Pasp Palop-TL é financiado através do 10º Fundo de Desenvolvimento Europeu da União Europeia e co-financiado e implementado pela cooperação portuguesa de Camões com o apoio da Agência para a Modernização Administrava de Portugal (AMA).
A conferência contou com a presença do Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, os Embaixadores da União Europeia e de Portugal, bem como aproximadamente 90 participantes oriundos dos Palop-TL e das instituições parceiras do projecto.