Um novo mercado transfronteiriço vai ser construído este ano na localidade de Santa-Clara, província do Cunene, segundo o director do gabinete do Comércio, Apolo Ndinoulenga.
O espaço em perspectiva destina-se à venda de produtos rurais, assim como o intercâmbio comercial com a vizinha República da Namíbia.
Actualmente, a região dispõem de infra-estruturas apropriadas para viabilizar a implantação do novo mercado, que vai proporcionar maior comodidade aos vendedores informais da circunscrição.
O projecto do novo mercado está inserido nas estratégias de expansão de espaços comerciais e no programa do comércio rural, aprovado recentemente pelo Executivo angolano. De igual modo, enquadra-se no plano de legalização e regularização dos estabelecimentos que se dedicam ao comércio no meio rural.
O responsável do comércio no Cunene acredita que a entrada em funcionamento do novo mercado vai permitir reduzir a venda anárquica de produtos nas ruas de Santa-Clara, por estar a criar desordem e lixo queatentam contra a saúde pública.
A povoação de Santa Clara é tida como zona de maior concentração populacional do município de Namacunde e os habitantes têm como principal actividade económica o comércio informal, com maior predominância a venda de produtos da sexta básica (feijão, arroz,sabão, leite, farinha de trigo).