Três milhões de dólares americanos é o valor investido, nos últimos dois anos, pela empresa de exploração de rochas ornamentais (Rodang), na criação de uma nova pedreira na comuna da Chibemba, município dos Gambos (Huíla).

Segundo o gerente da empresa, Marcelo Siko, o montante foi aplicado na aquisição de meios de trabalho como camiões, tractores, máquinas cortadoras e perfuradoras de rochas, compressores, geradores eléctricos, equipamentos de trabalho para os operários,

assim como na contratação de mão-de-obra especializada.

O gestor que falava durante uma visita de efectivos do Comando Regional Sul das Forças Armadas Angolanas (FAA), enquadrada nas festividades do sétimo aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, afirmou que com a aquisição da maquinaria, neste momento, é possível produzir-se três mil toneladas de granito mensais, o correspondente a 400 metros cúbicos, que são exportados para o Reino da Espanha, Itália e Estados Unidos da América, onde são transformados.

O responsável fez saber que actualmente está a encetar contactos na China e no Japão na perspectiva de levar o granito angolano ao continente asiático e, deste modo, expandir os locais de venda.

Com vista a aumentar os níveis de produção em função da procura do produto, Marcelo Siko disse que a empresa prevê, ainda este ano, investir mais um milhão de dólares na compra de materiais, que na sua óptica vão possibilitar empregar mais funcionários, para além dos actuais 70, dos quais dois expatriados.

O gerente lamentou, entretanto, as dificuldades com que a empresa se debate no Porto do Namibe durante o processo de exportação, o que tem dificultado o cronograma produtivo da empresa.

No termo da visita, o chefe adjunto da Repartição de Educação Patriótica da Região Militar Sul, major Tchombolo Mupole, considerou a visita de positiva, uma vez que permitiu aos efectivos ter uma visão mais ampla daquilo que são as potencialidades económicas da província, assim como festejar o Dia da Paz que sábado se comemora.

Fundada em 2000, a Rodang tem a sua sede no sector da Tchicutiti, município da Chibia.