O Ministério da Agricultura realiza, hoje, 28 de Abril, no Centro de Convenções Talatona, em Luanda, a primeira Conferência Nacional sobre o Sector Agrário. No centro das discussões, estará em análise a divulgação das acções do Governo sobre o sector , e visa garantir o estabelecimento de parcerias público-privadas, assim como a mobilização de vontades e recursos para o êxito dos programas e projectos do ramo.

Com a realização deste evento pretende-se igualmente maior envolvimento e compromisso da sociedade na execução dos programas e projectos agrários, do Ministério da Agricultura, conforme faz constar uma nota de referência da apresentação do Programa Executivo do Sector Agrário para o presente ano.

De acordo com o programa, os temas da conferência serão apresentados em quatro painéis designadamente “Desenvolvimento da Agricultura familiar e comercial” e “Infra-estruturas produtivas e de apoio a comercialização e parcerias público-privadas”.

Constam igualmente da iniciativa os painéis sobre “Investigação agrária e desenvolvimento tecnológico e Estratégia Nacional de Segurança Alimentar”, bem como sobre “Medidas e incentivos ao desenvolvimento agro-pecuário e florestal”.

A ocasião, será também aproveitada para a análise e discussão de assuntos como o “Pólo Agro-Industrial de Capanda”, “Pólo Agro-Industrial de Camabatela”, “Infra-estruturas de irrigação e sua gestão” e “Mecanismo e Oportunidade de Crédito para a agricultura”, conforme o programa do evento.

“Oportunidades de desenvolvimento agro-pecuário das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico”, “Apresentação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” e “Programa de Comércio Rural”, são outros dos temas agendados para a Conferência.

Participarão no encontro instituições governamentais, empresários, agricultores, criadores, bancos, seguradoras, políticos, deputados, técnicos, associações de camponeses e cooperativas, agências internacionais, entre outros convidados.