Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, disse, em Luanda, que a rede do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) vai continuar a ser expandida para melhor servir o cidadão e as empresas.
O ministro, que falava no acto comemorativo do décimo aniversário do Siac, assinalado na segunda-feira, referiu que um dos pontos mais importantes para o sucesso da instituição é a aposta na formação contínua dos funcionários. “Por isso, o grau de exigência e profissionalismo é visível e as características dos funcionários têm sido apreciadas por todos. Nos próximos passos vamos procurar introduzir outros serviços que ainda não fazem parte da grelha”, disse.
Para já, foi inaugurado um Datacenter para melhorar a plataforma tecnológica, tornando o serviço mais célere e com maior qualidade.
O director-geral do Siac, Anselmo Monteiro, salientou que o grande desafio da instituição é chegar a todas as províncias, com o objectivo de aproximar cada vez mais os serviços públicos aos cidadãos, e, num espírito de colaboração com as administrações municipais e parceiros, alcançar uma melhoria quantitativa e qualitativa dos serviços.
Anselmo Monteiro disse que numa primeira fase o projecto de expansão vai ser realizado nas províncias da Huíla, Cuanza Sul e Cuanza Norte, ao mesmo tempo que se faz o aumento da capacidade de atendimento em Benguela e Luanda, com a construção de uma unidade nas centralidades do Lobito e Kilamba.
Nos seus dez anos de existência o SIAC já atendeu mais de 17 milhões de pessoas e arrecadou para os cofres do Estado 105 mil milhões de kwanzas. Outros 690 mil milhões de kwanzas foram angariados para a Segurança Social. Actualmente o Siac conta com 12 unidades espalhadas por nove províncias e um total de 1.221 trabalhadores.