A Sistec, empresa ligada ao ramo de tecnologias encerrou até o final do exercício económico de 2017, 12 lojas em oito províncias do país em função das dificuldades que a instituição enfrenta em função do actual cenário macroeconómico nacional.
Segundo o relatório da instituição que o JE teve acesso, no exercício findo, a empresa manteve a decisão de suspender novos investimentos como consequência do abrandamento da actividade económica verificada a partir do IV trimestre de 2014.
O documento sustenta que, o agravamento da crise nos exercícios económicos de 2015, 2016 e 2017 levou a que até o final de 2017 a instituição tivesse procedido ao encerramento de 12 lojas em oito províncias do país como forma de baixar os custos e reduzir as actividades deficitárias da empresa.
Assim, mercê das acções desenvolvidas, a entidade chegou ao fim do exercício de 2017 com um aumento de resultados antes dos impostos no valor de 17,47 por cento em relação ao mesmo período do exercício anterior (109.177.513) e com um resultado líquido positivo de 128.249.589 kwanzas.
A empresa sustenta que, as perspectivas para 2018 mostram-se de facto preocupantes aconselhando-os assim a manter as medidas de contingência conducentes à redução dos custos fixos para fazer face ao actual estado da economia.
Por isso, a empresa vai continuar a centrar-se sobretudo, na optimização e procura de excelência nas suas actuais actividades em particular no reforço da componente tecnológica.
Assim, dos resultados apurados a empresa pretende aplicar 5 por cento do valor para a reserva legal, 60 milhões para dividendo aos accionistas e 61,837 milhões para acumulação na conta resultados.
Líder no mercado das tecnologias em Angola, a sistec tem imensa experiência no fornecimento de soluções e serviços que buscam a excelência tecnológica e valor agregado, envolvendo planeamento, operação e manutenção de infra-estruturas.
A sua área corporate integra uma vasta equipa de profissionais especializados, oferecendo serviços em sintonia com os avanços tecnológicos, atendendo as necessidades dos clientes, contribuindo para a optimização dos seus resultados
O grupo compreende múltiplas áreas de actividade, que vão desde a comercialização de produtos em loja ao negócio corporativo e à distribuição de equipamentos profissionais para ginásios.
Dentro das referidas áreas, aglomera uma vasta oferta de soluções que corporalizam variadíssimos produtos e serviços.