Um novo poço de petróleo, com capacidade de produção de cinco mil barris/dia, foi descoberto pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e pela BP, soube nesta quarta a Angop.

Segundo um comunicado de imprensa da Sonangol, o novo poço de petróleo, designado Oberon-1, foi perfurado a mil 624 metros de profundidade de água e atingiu uma profundidade total de três mil 622 metros abaixo do nível do mar.

“A descoberta petrolífera Oberon-1 efectuou-se no Bloco 31 em águas ultra profundas no offshore angolano”, indica a nota, salientando tratar-se da décima oitava descoberta da BP no referido bloco.

O poço Oberon-1 está localizado na parte sul do Bloco 31, aproximadamente 335 quilómetros a noroeste de Luanda e a pelo menos 4,3 quilómetros a nordeste do Campo Dione.

A Sonangol é concessionária do Bloco 31, que tem como operador a BP com 26.67 porcento de interesses e como parceiros a Esso Exploration and Production Angola (25 porcento), a Sonangol (20%), a Statoil Angola A.S, (13,33%), a Marathon International Petroleum Angola (10%) e a TEPA (5%).