Mil postos de trabalho directos e mil e 500 indirectos foram criados pelo grupo empresarial Zahara, depois da inauguração na última sexta-feira, na Centralidade do Kilamba, do 5º centro comercial da rede Xyami Shopping.
O novo ponto de atendimento, que vai servir os habitantes da centralidade e arredores, é um investimento do grupo avaliado em mais de 10 mil milhões de kwanzas.
Inaugurado pelo governador de Luanda, Higino Carneiro, o Xyami Shopping Kilamba conta com uma área bruta de 27 mil metros quadrados, dos quais 80 por cento dos espaços comerciais abertos, 65 lojas, seis salas de cinema, um parque de estacionamento exterior com capacidade
para mil e 100 viaturas.
Na ocasião, o director-geral da Zahara Imobiliária, Duarte Cruz, informou que os fãs de cinema terão à sua disposição, no Xyami Shopping Kilamba, seis salas, uma delas VIP, com capacidade para mil lugares e equipadas com a última tecnologia de som “Dolby suround” e imagem digital com projecção em 3D.
Referiu que, este é um activo que tem como principais empreendimentos, o Kero, Cinemax, Kinda Home, Seaside, Sportzone, referências internacionais no sector da moda, restauração, saúde e beleza.
“Esta inauguração vai colmatar a escassez de oferta a nível do lazer, da cultura e do retalho em Luanda. O Xyami Shopping Kilamba é um espaço privilegiado para todas as faixas etárias e que traz um conjunto de novas marcas, enriquecendo o panorama da oferta comercial no país”, sublinhou.
Por seu turno, o governador de Luanda, Higino Carneiro, elogiou a iniciativa do grupo Zahara, por ter criado mais um espaço com serviços que vão promover conforto aos cidadãos da centralidade do Kilamba e a promoção de emprego.
O governante frisou ser um projecto que veio para ficar, demonstrando que em Angola existem espaços para o investimento de grandes dimensões, com vista a diversificar a economia e promover o desenvolvimento.
“Precisamos de mais cobertura do Xyami Shopping a nível de todos os municípios da capital, bem como a nível do território nacional”, disse.
O grupo Zahara assume diversas áreas de negócio como hipermercados (Zahara Comércio), supermercados (Nosso Super), distribuição, logística, serviços, imobiliária, indústria, e conta actualmente com 10 mil colaboradores directos.