Os técnicos dos gabinetes provinciais do Comércio das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico estão desde terça-feira última a ser capacitados, em Saurimo, em matérias relacionadas com estatísticas, tipificação e graduação de multas e elaboração de pareceres técnicos, entre outros.
Durante quatro dias de formação, promovida pela Inspecção Geral do Comércio, os participantes estão a adquirir conhecimentos sobre regime geral de preços, legislação sobre exercício da actividade comercial, táctica e técnica de inspecção de modus/operandis, entre outros.
A acção formativa, segundo o Inspector Nacional do Comércio, Mateus Capalanga, visa capacitar os técnicos de novas ferramentas visando a melhorar a sua actuação no combate às infracções comerciais, no âmbito da uniformização e harmonização das inspecções.
Por seu turno, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Evanerson Caputo, enalteceu a iniciativa e considerou oportuna por se realizar numa altura em que o país quer melhorar o seu ambiente de negócios, no quadro do processo de diversificação da economia nacional.
As várias infracções cometidas pelos agentes económicos nas regiões do Leste bem como o desconhecimento de algumas normais comerciais estão a preocupar as entidades locais.
Com a acção formativa, os participantes poderão exercer com maior responsabilidade e conhecimento as suas actividades laborais.