Os técnicos da Direcção Nacional do Comércio Externo e os prospectivos adidos comerciais, beneficiaram de uma formação sobre análise de pesquisa de mercados internacionais e de dados estatísticos.
A acção formativa decorreu de 14 a 18 do mês em curso, em Luanda.
De acordo com o director nacional do comércio externo, Lukonde Luansi, com a realização do evento, os formandos beneficiaram de instrumentos de cesso aos mercados, através do mapa comercial de dados estatísticos, que lhes permitirão analisar não só os preços praticados nos principais mercados internacionais mas também, fazer uma pesquisa para ver como Angola pode colocar os seus produtos noutros países a preços competitivos.
Lukonde Luansi disse também que, durante a formação, foram analisados alguns mercados para ver não só o fluxo comercial de determinados produtos mas pesquisar como um técnico angolano poderá aconselhar o Ministério do Comércio na diversificação das exportações”.
Já Manuel Alberto, economistas do Projecto de Apoio Institucional ao Ministério do Comércio (ACOM), a formação vem complementar o conjunto de acções que tem estado a ser desenvolvidas há três anos, no que o apoio técnico ao Ministério do Comércio diz respeito.
A formação foi orientada por formadores do Centro Internacional de Comércio, Agência da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da CNUCED agência que está vocacionada a prestar assistência técnica a pequenas e médias empresas dos países em