Isaque Lourenço

As caixas electrónicas automáticas da rede Multicaixa registaram um volume de transacções acima dos USD mil milhões em operações, durante o primeiro semestre deste ano, segundo o director de tecnologia e segurança da Empresa Interbancária de Serviços (Emis), Eduardo Pinto.

De acordo com a fonte, os terminais automáticos de multi-caixas (ATM) registaram transacções estimadas em USD 229 mil, ao passo que os de pagamento automático (POS) registaram cerca de USD 16 mil. No referido período, foram ainda registados em levantamentos cerca de USD 948 milhões, enquanto que USD 130 milhões foram utilizados em compras.

Comparativamente ao mesmo período de 2008, Eduardo Pinto disse que a crise financeira mundial e a instabilidade que se viveu na banca nacional resultou na retracção dos depósitos bancários pelos clientes, assim como a fraca movimentação nos terminais, fazendo com que no primeiro semestre de 2009 a taxa de crescimento não fosse tão alta, estando estimada em cerca de 60% nos ATM e 150% nos POS.

“As pessoas gastaram menos neste período e recorreram também menos vezes ao multicaixa. Porém, esta situação será diferente no segundo semestre, porquanto já sentimos o retorno à normalidade”, disse.

Segundo ele, todas as instituições bancárias, por imperativo legal, têm activo o serviço de cartões multicaixas, o que, de certa forma, tem aliviado os balcões espalhados pelas diferentes cidades. Ele considera este instrumento como um mecanismo de redução de custos para os bancos.

Aumento de terminais

Tendo em vista a realização do Campeonato Africano das Nações (CAN), em Janeiro, a Emis pretende aumentar a disponibilidade de caixas automáticas e sobretudo, os terminais de pagamento nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda, por serem estas as que vão albergar a competição. De acordo com a fonte, existem em carteira vários programas para se implementarem durante a realização do campeonato. O aumento de caixas automáticas assume-se como o principal, mas outros serviços complementares serão oferecidos aos turistas e delegações.

Além dos Multicaixa, estão disponíveis com aceitação na rede os cartões de pagamentos internacionais Visa e, nos próximos tempos, o sistema deverá já receber os MasterCard.

Leia mais sobre o assunto na edição desta semana do Jornal de Economia & Finanças, já nas ruas.