O Ministério do Comércio, com o apoio da União Europeia, está a promover um workshop para formação de técnicos em empreendedorismo. Segundo apurou o JE de fonte oficial, a acção tem como finalidade reforçar as competências de 40 participantes e vai decorrer até amanhã, sábado.
“O workshop para formação em empreendedorismo é um elemento central das actividades de formação do projecto de apoio ao comércio (Acom) financiado pela União Europeia”, sustenta o documento. A abordagem comportamental, na qual o workshop se baseia, visa desenvolver o empreendedorismo como um conjunto de competências e práticas específicas que podem ser observadas, reconhecidas, adquiridas e aplicadas pelos empreendedores no seu dia-a-dia, cita a nota.
O workshop visa ainda dotar os participantes ao desenvolvimento dos seus perfis individuais de empreendedores. Os grupos-alvo incluem empreendedores estabelecidos, aspirantes, mulheres, jovens, responsáveis e fornecedores locais de Micro Pequenas e Médias Empresas (MPME), indústrias criativas, representantes de reguladores e doadores.
A iniciativa tem ainda o apoio da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED).
A UE assegura que, a estratégia bilateral de cooperação com Angola, visa ajudar o país a desenvolver-se, contribuindo na luta contra a pobreza e na realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio através do reforço das instituições e da formação do respectivo pessoal.
A UE é actualmente o maior doador de ajuda a Angola ao abrigo do FED.
Para o período 2014-2020 vão ser injectados cerca de 210 milhões de euros para apoiar a formação profissional, ensino superior, agricultura sustentável, água e saneamento.