Treze projectos de investimento privado, ligados à indústria transformadora, avaliados em 66 milhões 938 mil 776 dólares norte-americanos, foram aprovados, nesta segunda-feira pela Unidade Técnica de Apoio ao Investimento Privado (UTAIP) do Ministério da Indústria.
Deste valor, 53 milhões 132 mil e dois dólares norte-americanos representam a aplicação financeira nacional, equivalente a 79,4 por cento
do valor global do investimento.
Os contratos assinados pelos representantes das empresas e pelo director da Utaip, José Sala, vão permitir criar 978 novos postos de trabalho directos, dos quais 898 para cidadãos nacionais.
A serem implementados nas províncias de Luanda, Benguela, Bengo e na Lunda Sul, os projectos estão ligados aos subsectores de bens alimentares, fábrica de produtos químicos e de fibras sintécticas ou artificiais, de artigos de madeira, de veículos automóveis, reboques e semi-reboques e componentes para veículos.
Constam igualmente da lista dos projectos assinados fábricas de equipamentos electrónicos, de bebidas, indústrias metalúrgicas de base, dos materiais de construção.
Dos projectos de investimento a serem implementados, com base nos contratos assinados, destaca-se o investimento da Global Select, lda, avaliado em 10 milhões de dólares norte-americanos.