O Governo acordou com uma empresa austríaca um financiamento de mais de 306 milhões de dólares para garantir a aquisição de 1.500 autocarros para transporte escolar, segundo um despacho presidencial.
O documento, assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, de 3 de Agosto, aprova o acordo de financiamento com a Gotrans GmbH Vienna, da Áustria, que justifica com “a estratégia do Governo no que concerne à diversificação das fontes de financiamento para cobertura de projectos de investimento públicos”.
O financiamento, no valor global de 306,8 milhões de dólares servirá para a aquisição de 1.500 autocarros para transporte escolar, “no âmbito da implementação do Programa de Transportes Escolares”, lê-se no documento, sem adiantar mais informação sobre a empresa financiadora.
Entretanto, sabe-se que, em Setembro de 2016 o Governo tinha autorizado a compra, pelo Ministério dos Transportes, para vários fins, de quase 4.500 viaturas, inclusive autocarros para transporte escolar para reduzir o absentismo dos alunos.
A informação consta de três diferentes despachos assinados pelo Presidente José Eduardo dos Santos, com data de 15 de Setembro, autorizando os respectivos contratos para aquisição das viaturas ligeiras e pesadas.