A Administração Geral Tributária (AGT) arrecadou no primeiro dia de cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e do Imposto Especial de Consumo (IEC) 147,4 milhões Kwanzas de IVA e 26 mil Kz de IEC, segundo indica um documento que o JE teve acesso.
A instituição informa igualmente que os valores arrecadados foram cobrados no âmbito das importações de bens.
“Em Novembro do ano passado o coordenador do grupo técnico para a implementação do IVA, Adilson Sequeira, avançou que a AGT prevê arrecadar 150 mil milhões Kz no primeiro ano da entrada em vigor do IVA”, referiu o responsável citado pelo jornal Mercado.
Segundo a AGT, este montante poderá aumentar nos anos subsequentes, através da passagem das empresas do regime transitório para o geral.
Contudo, se se mantiver a arrecadação diária em 147 milhões Kz, até Dezembro deverá arrecadar 13,5 mil milhões Kz e até Outubro do próximo ano a AGT poderá arrecadar 52,9 mil milhões Kz, isto é, 183 por cento abaixo do que foi estimado antes da entrada em vigor do imposto.
Do IVA cobrado aos clientes, os agentes económicos devem subtrair o IVA suportado nas suas compras de bens e serviços, bem como o IVA pago na importação de mercadorias, e devem entregar aos cofres do Estado apenas a diferença.