O comité permanente dos altos funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reuniram-se ontem no âmbito da preparação da 38ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo desta região.
A cimeira dos Chefes de Estado e de Governo realiza-se nos dias 17 e 18 do corrente mês, na cidade de Windhoek (Namíbia), segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
Durante a sessão de trabalhos do comité permanente, o director-geral do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, K. E. Mahoai, passará a presidência rotativa deste órgão à secretária permanente do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da República da Namíbia, Selma Ashipala-Musawi.
No quadro da preparação da cimeira, haverá reuniões sectoriais, concretamente do Comité de Finanças e do Comité Permanente dos Altos Funcionários, esta última para a adopção da agenda anotada do Conselho.
A reunião do Conselho de Ministros da comunidade acontece na próxima segunda-feira (dia 13). O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, deverá estar presente no acto.
Na sessão dos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros, acontecerá a transferência da presidência do Conselho de Ministros da SADC de Lindiwe Sisulu, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, para Natumbo Nandi-Ndaitwa, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia.