O Banco de Negócios Internacional (BNI) assinou, nestes dias, um acordo de integração no Trade Facilitation Programme (AFTRAF) do Afreximbank, com uma linha de crédito inicial no valor de dez (10) milhões de dólares.
De acordo com a nota a que o JE teve acesso, a linha de crédito agora assinada destina-se a confirmação de cartas de crédito e emissão de garantias e facilitar o comércio internacional. A mesma pode vir a ser aumentada em função da procura que se verificar no mercado angolano.
“A linha de trade finance assinada entre o BNI e o AFREXIMBANK já está operacional, o que evidencia a capacidade do Banco para apoiar com soluções inovadoras o tecido empresarial angolano”, lê-se.
O programa Aftraf permite o acesso a uma rede global de bancos confirmadores internacionais e complementa a capacidade dos bancos africanos na disponibilização de soluções de trade finance em novos mercados ou mercados com maiores desafios,sendo que as linhas de trade finance são um factor de mitigação de riscos.
No mês de Setembro, um acordo com o IFC – Instituição Financeira do Banco Mundial para o Sector Privado aprovou o aumento do plafond atribuído ao BNI, ao abrigo do Global Trade Finance Program para 50 milhões de dólares.
Na ocasião, o banco fez saber que o reforço da linha de crédito assinada em Julho de 2014, além do aumento da sua credibilidade junto daquela Instituição Financeira Internacional, permitiria incrementar o apoio ao Sector Empresarial em Angola, alargando o leque das empresas a apoiar e, consequentemente, vir a contribuir para a diversificação económica em curso.
Na prática, os clientes do BNI passam com estes financiamentos às cartas de crédito a obter maior rapidez nos processos de importação.